sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O FUNCIONAMENTO E A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO


No início do século XX a concentração da população europeia nos grandes centros urbanos, a generalização do ensino e o desenvolvimento dos meios de comunicação fizeram surgir uma nova cultura: a cultura de massas.
A cultura de massas, como o próprio nome indica, é uma cultura que pela sua simplicidade é acessível a toda a população.
Amplamente difundida pelos mass media, é típica das sociedades industriais do século XX. Sendo assim, a cultura tornou-se num bem industrial, o que provocou o consumo maciço dos bens culturais. Pelo seu sucesso, influenciaram e transmitiam valores e modos de estar que se impuseram como padrões culturais.

Os meios de comunicação foram essenciais para o desenvolvimento da sociedade capitalista tal e qual como a conhecemos hoje.

Dos meios de comunicação mais importantes podemos destacar a rádio, o cinema e a imprensa que apesar de não terem sido criados no século XX, a sua maior evolução verificou-se, na primeira metade deste século, principalmente após a primeira guerra mundial. Mais tarde na segunda metade deste século surge a televisão e décadas depois a Internet.
A melhoria das condições económicas e a difusão do ensino criaram melhores condições para o desenvolvimento da imprensa. Desta forma, a imprensa tornou-se acessível, utilizava frases curtas, um vocabulário simples e tornou-se substancialmente mais barata. e os jornais também sofreram alterações. Para atraírem leitores, encheram as suas páginas de histórias sensacionalistas, de títulos mirabolantes e de fotografias chocantes. Começaram a surgir, também, as páginas dedicadas ao desporto e as páginas “cor-de-rosa” (dedicadas especialmente ao público feminino). A par dos jornais generalistas, começaram a surgir as revistas temáticas.
Os meios de comunicação serviram não só para entretenimento, informação, mas com eles surgiram também, conceitos completamente novos e ousados, como é o caso da publicidade e de propaganda política

Os media foram os maiores impulsionadores da sociedade capitalista e do consumo em massa. Estes, através de campanhas publicitárias levaram a população a adquirir determinados produtos, muitas vezes supérfluos ou mesmo inúteis.

A outra inovação criada pelos media foi a propaganda política. Os dirigentes serviam-se dos meios de comunicação, para manipular a opinião pública e assim difundirem a sua mensagem captando novos militantes das suas para as suas causas.
Desta forma temos que considerar que os meios de comunicação social tiveram uma parte importante na implantação dos regimes totalitários , na implementação de novos estilos de vida, novos hábitos, novos valores, na massificação da vida pública e sobretudo consolidaram a sociedade de consumo em que hoje vivemos

Com a enorme adesão do público surgiu a guerra das audiências e das vendas. Os jornais caíram no sensacionalismo, começaram a proliferar títulos sem o mínimo nexo e cujo o único objectivo é obter o máximo lucro. Tinha-se subvertido o papel da imprensa e do jornalismo, o seu objectivo já não era informar era entreter, vender. As estações de rádio e televisão passaram a emitir programas dirigidas a públicos específicos e que levaram a um crescimento das audiências para mais uma vez aumentar os seus lucros. Hoje em dia também a Internet está a ser utilizada do mesmo modo, com as suas mensagens publicitárias.

Passou-se de uma sociedade, em que o ser humano era considerado pelas suas capacidades e virtudes, para uma sociedade do ter, do poder, onde o capital é rei e senhor.