quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Vila Pouca de Aguiar


Vila Pouca de Aguiar é uma vila portuguesa no Distrito de Vila Real, Região Norte e subregião do Alto Trás-os-Montes, com cerca de 3 500 habitantes.
É sede de um município com 432,68 km² de área e 14 998 habitantes (2001), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte por Chaves, a leste por Valpaços e Murça, a sul por Alijó, Sabrosa e Vila Real, a oeste por Ribeira de Pena e a noroeste por Boticas.
História
Conhecidas nos primórdios da nacionalidade como as terras de Aguiar de Pena, nome tirado do velho castelo roqueiro com a mesma designação, ou seja da Pena, assente num penedo colossal que seria uma das referências da região, com o nome de Aguiar adivinha-lhe do facto de ser um povoado de águias. Delimitada a norte pela terra de Chaves e Montenegro, a leste e sul pela terra de Panóias e a ocidente pelas terras de Bastos. A ocupação humana deste território, remonta à época megalítica, muito anterior à ocupação romana, como testemunham as várias, antas, mamoas, sepulturas e o espólio arqueológico encontrado em vários locais, principalmente na serra do Alvão. Nos finais do século III a.C. começa a colonização romana do território actualmente português. Posteriormente e até à fundação do reino de Portugal, este território foi sucessivamente ocupado por Suevos, Visigodos e Muçulmanos. Após a criação do Reino, é atribuído o primeiro foral à Terra de Aguiar de Pena pelo Rei D. Sancho I, em 1206. Em meados do século XIX as reformas administrativas efectuadas ao nível autárquico, deram a actual configuração ao município.
Património Cultural


As Termas de Pedras Salgadas são uma estância minero-medicinal que constitui importante pólo de desenvolvimento turístico. Emoldurada por uma extensa área florestal, a estância dispõe de balneários em estilo "Belle Époque". São quatro as nascentes termais: D. Fernando, Grande Alcalina, Penedo e Pedras Salgadas. As suas águas são hipotermais, mesossalinas, gasocarbónicas e silicatadas. Sendo uma das águas de mesa portuguesas mais apreciadas revela as suas qualidades curativas no tratamento de doenças do aparelho digestivo, diabetes e colesterol.O edifício do casino, agora adaptado a centro de congressos e reuniões, é um belo exemplo arquitectónico que data de 1910.
O Castelo de Aguiar da Pena é considerado um dos monumentos mais importantes do concelho de Vila Pouca de Aguiar. Implantado estrategicamente no vale de Aguiar, as suas características permitem integrá-lo dentro dos castelos "Roqueiros", conjugando a sua localização com o aproveitamento de um conjunto de afloramentos rochosos, um dificultado acesso e um bom campo de visão. Situado num pico ligeiramente avançado em relação ao Alvão, conseguiu obter um campo de visão privilegiado que ainda hoje preserva. O castelo de Aguiar está actualmente classificado como Monumento Nacional estando portanto sobre alçada do IPPAR.
As grandes galerias de Trêsminas contam-se entre as mais impressionantes instalações da indústria mineira romana. A sua função deve ser relacionada, com a exploração a céu aberto. Tratava-se de galerias de grandes dimensões em forma de túneis, que avançavam a partir da encosta do monte possibilitando desse modo um acesso horizontal às jazidas. As galerias serviam para a extracção e, ou, drenagem das águas.
A galeria do Pilar, também denominada galeria do Buraco dos Santos, possuía um comprimento aproximado de 300 m, e era ligada com a galeria do texugo, que foi aberta no fundo do vale. Ainda hoje pode ser percorrida na maior parte da sua extensão. No fundo da galeria do Pilar, foi escavado um canal com cerca de 1 m de largura destinado à drenagem das águas de exploração a céu aberto. De acordo com o avanço da extracção, o canal teve de ser escavado até uma profundidade de cerca de 20 m.
Existem no entanto outros monumentos arqueológicos situados no distrito mineiro romano de Trêsminas e de Campo de Jales.

RACISMO


Usando a expressão dita pela jornalista Isabel Stillwell sobre racismo: "Há racistas empedernidos, há racistas assumidos, há racistas politicamente correctos, há racistas que quase o não são, mas provavelmente todos somos racistas. A cor é apenas o sinal mais evidente da diferença, porque o nosso racismo na verdade é contra aquele que não é como nós independentemente da raça, preto, branco, mais alto, mais baixo. O nosso racismo, que se faz sentir de maneiras mais ou menos subtis, nasce do nosso medo do desconhecido. E a única forma verdadeira de o vencer é dar o desconhecido a conhecer."
Entende-se por racismo a valorização, generalizada e definitiva, de diferenças, reais ou imaginárias, em proveito do acusador e em detrimento da vítima, a fim de justificar os seus privilégios ou a sua agressão.
Na verdade, o racismo não tem fronteiras e existe até dentro da mesma raça (e, aqui, é bom distinguir "raça" de etnia ou nacionalidade). Chame-se-lhe nacionalismo, bairrismo, regionalismo ou tribalismo, o efeito é o mesmo: a intolerância frente ao Outro que não é igual a mim: no corpo, na língua, na religião, nos costumes ou nas crenças. E, noutro plano das sociedades desenvolvidas: no simples direito à cidadania ou no estatuto social. Não descorando assim da maneira como escrevemos e da maneira como é interpretada as nossas palavras todos nós temos um pouco de racismo uns mais do que outros mas na verdade à racismo por todo o lado.
Posto isto o racismo rodeia-nos e não conseguimos tirar este estereótipo nem mudar o mundo em relação ao RACISMO.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Notícia de última hora:




MÃE AMAMENTOU COBRA




Descobriu-se, ontem, que Joaquina de Almeida amamentou, durante um mês, na sua casa em Saboia, uma cobra, pensando que era o seu filho, enquanto este mamava no rabo de uma cobra.


A casa, onde habita Joaquina e o marido, está em muito mau estado e cheia de buracos o que facilitou a entrada da cobra. Como a casa não tem luz e o bebé não chorava, porque mamava no rabo da cobra, os pais demoraram a descobrir o sucedido. No entanto, o facto da criança não desenvolver e engordar intrigava os pais.


Na passada sexta-feira o senhor Abílio, pai da criança, viu a cobra entrar em casa e descobriu a razão do seu filho estar a adoecer. Para matar a cobra, preparou uma tigela com leite onde matou o animal com uma paulada.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

RADIO



In our jobs we listen to radio because we like its campany very much.We prefer to listen a music programe called Oceano Pacífico. We think radio is interesting because we can spend some time listening to music, news and traffic information.
We prefer the radio of the present becouse there is modern music like, trance and techno.
Luís Abreu
Fernando Couto
Joaquim
Antonio
The Evolution of Mobile Phones 1985 - Today

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Potencialidades e Limitações das Redes:

Entender a utilização das comunicações rádio em diversos contextos familiares e sociais

As tecnologias de informação e comunicação entraram definitivamente nas nossas vidas. Estamos cada vez mais dependentes delas, tanto no contexto privado como no local de trabalho, de tal modo que seria impossivel concebermos um mundo sem elas.
O telemóvel é, sem dúvida, uma dessas tecnologias de comunicação mais utilizadas. Se há cerca de uma década este dispositivo era dispensável, actualmente não conseguimos sair à rua sem ele.





GPRS – General Packet Radio Service ou Serviço de Rádio de Pacote Geral é uma tecnologia que aumenta as taxas de transferência de dados nas redes GSM existente. Esta permite o transporte de dados por pacotes (Comutação por pacotes). Sendo assim, o GPRS oferece uma taxa de transferência de dados muito mais elevada que as taxas de transferência das tecnologias anteriores, que usavam comutação por circuito, que eram em torno de 12kbps. Já o GPRS, em situações ideais, pode ultrapassar a marca dos 170kbps. No entanto na prática, essa taxa está em torno dos 40 kbps.

3G – 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefones móveis, substituindo o 2G.
As tecnologias 3G permitem às operadoras da rede oferecerem a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior por causa de uma melhora na eficiência espectral. Entre os serviços, há a telefonia por voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel. Normalmente, são fornecidos serviços com taxas de 5 a 10 Megabits por segundo.


GSM – Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM: originalmente, Groupe Special Mobile) é uma tecnologia móvel e o padrão mais popular para telefones celulares do mundo. Telefones GSM são usados por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 países. A omnipresença do sistema GSM faz com que o roaming internacional seja muito comum através de "acordos de roaming" entre operadoras de telefonia móvel. O GSM diferencia-se muito de seus antecessores sendo que o sinal e os canais de voz são digitais, o que significa que o GSM é visto como um sistema de telefone celular de segunda geração (2G). Este fato também significa que a comunicação de dados foi acoplada ao sistema logo no início. O GSM é um padrão aberto desenvolvido pela 3GPP.
Do ponto de vista do consumidor, a vantagem-chave do GSM são os serviços novos com baixos custos. Por exemplo, a troca de mensagens de texto foi originalmente desenvolvida para o GSM. A vantagem para as operadoras tem sido o baixo custo de infra-estrutura causada por competição aberta. A principal desvantagem é que o sistema GSM é baseado na rede TDMA, que é considerada menos avançada que a concorrente CDMA. A performance dos celulares é muito similar, mas apesar disso o sistema GSM tem mantido compatibilidade com os telefones GSM originais. No mesmo tempo, o sistema GSM continua a desenvolver-se com o lançamento do sistema GPRS. Além disso, a transmissão de dados em alta velocidade foi adicionada no novo esquema de modulação EDGE. A versão de 1999 do padrão introduziu índices relativamente altos de transmissão de dados, e é normalmente referida como 3G.

Telemóvel: vantagens e desvantagens;



Falar é bom! Mas prevenção é muito melhor


Com o avanço das novas tecnologias temos a possibilidade de estar contactáveis vinte e quatro horas por dia, através, por exemplo, do telemóvel. Sabemos que este equipamento tem muitos benefícios, mas devemos usá-lo com cautela porque, sabendo que nem tudo é perfeito, também os telemóveis trazem aspectos nocivos aos seu utilizadores. As vantagens são visíveis, a começar pelos milhões de SMS que enviamos até às inúmeras chamadas que efectuamos no dia-a-dia. De igual modo, este equipamento é muito útil sobretudo em situações de emergência, como, por exemplo, em caso de acidente, na avaria do automóvel... A nível profissional, ajuda a que as pessoas tenham maior mobilidade e flexibilidade no trabalho, podendo resolver assuntos sem estarem presentes fisicamente. Como se percebe, o telemóvel faz parte da nossa vida e, na perda do mesmo, ficamos com a sensação de termos perdido a nossa entidade.
As desvantagens não são muitas, mas não se devem ignorar porque são bastante nocivas, podendo causar problemas na saúde, como destruir os neurónios, alterar o código genético, principalmente dos mais jovens, e até quebra o diálogo entre famílias ou interrompe sessões de trabalho, o que muito incómodo. Quantas vezes foram já interrompidos as conversas de pais e filhos pelo seu toque? E nas reuniões de trabalho? E nas aulas?... É preciso estar atentos aos contextos em que utilizamos os telemóveis e aos sinais negativos que podem transmitir. Porém, a pergunta impõe-se: Como reagiremos aos telemóveis do futuro?
Após uma breve pesquisa, obtivemos imagens e exemplos das suas evoluções futuras. Assim, no futuro próximo, vamos ter telemóveis muito amigos do ambiente, feitos à base de soja. Serão práticos que até vão dar para usar como relógio de pulso, entre outras funções. E, com tal evolução, vou-me sentir realizada/o, por saber que os fabricantes se preocupam com o ambiente no mundo e a saúde de todos que o habitam.